terça-feira, 5 de abril de 2011

Xadrez Escolar em destaque

Xadrez Escolar abre inscrições
para alunos do 1º ao 9º ano

17h10 05/04/2011

foto








O Projeto Xadrez Escolar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) está com inscrições abertas para alunos do ensino fundamental I e II. Desde 2005 o projeto existe e vem destacando alguns alunos como enxadristas. Eles participam de jogos escolares, competições federativas e concursos.

Desde o início do ano letivo que os enxadristas da rede municipal se preparam para a seletiva de xadrez da Grande João Pessoa que acontecerá no dia 07 de maio. A disputa vai selecionar uma dupla (um menino e uma menina) para representar a capital na etapa nacional da olimpíada escolar de xadrez.

Um dos favoritos é o estudante de 13 anos Luiz Antônio da Silva Tomaz do 9º ano da escola Leônidas Santiago, no bairro do Rangel que conheceu o jogo há quatro anos. "Já conhecia a dama, jogo semelhante e tive curiosidade de conhecer o xadrez. Gostei tanto, que hoje não me vejo longe de um tabuleiro, está no sangue", esclarece Luiz.

O estudante é Monitor Oficial das aulas de xadrez e reúne alguns troféus. É campeão das Olimpíadas Escolares Municipais em 2008, campeão dos Jogos Escolares Municipais em 2009 e vice-campeão em 2010. "O xadrez me proporcionou um grande ganho de conhecimento. Vi que num tabuleiro algumas situações se assemelham com nossa vida, como por exemplo, jogar sem saber se vamos ganhar ou perder. Isso me ajudou a perceber como um pequeno erro pode mudar completamente a vida e como devemos ter disciplina e responsabilidade em qualquer momento", afirma Luiz.

Ele estuda pela manhã e a tarde monitora as aulas juntamente com a professora Fátima Kobayashi. "Nas primeiras aulas já pude notar o desenvolvimento e a força de vontade do Luiz que sempre mostrou muita dedicação para aprender. Até hoje mesmo depois de ter um nível mais avançado no xadrez, ele sempre se dispõe a levar adiante o conhecimento para os outros alunos", enfatiza a professora.

Xadrez Escolar - O projeto que é realizado em 78 unidades escolares já apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação. "A experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos estudantes, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte", acrescenta o coordenador do projeto, Francisco Cavalcanti.

Inscrições abertas - O interessado precisa apenas estar matriculado em qualquer escola da rede municipal. Para os estudantes do fundamental I (1º ao 4º ano) as aulas de xadrez acontecem semanalmente dentro da sala de aula. Já, para os estudantes do fundamental II (do 5º ao 9º ano) as aulas acontecem no contra turno. As inscrições podem ser feitas na coordenação do Projeto, através dos telefones: 8743.8444/3214.4135